Compartilhe

Existem pessoas que são constantemente mau-humoradas, enxergam a vida sob um olhar pessimista, possuem baixa autoestima e sentem-se frequentemente insatisfeitas.

Pessoas com essas características podem apresentar o quadro de Distimia, uma forma mais branda de Depressão Crônica, que possui duração de pelo menos dois anos consecutivos.

A Distimia é um tipo de depressão que pode ser identificada em Adultos e Crianças. Nos adultos percebemos um humor deprimido, acompanhado de um baixo interesse nas atividades cotidianas e um excesso de autocrítica. Já nas crianças, o humor deprimido muitas vezes é substituído por uma grande irritabilidade, acompanhada pela dificuldade de se expressar e fazer-se entender.

Os principais sintomas são: perda/aumento de apetite, insônia ou hipersonia, fadiga considerável, baixa autoestima, dificuldade de tomar decisões, dificuldade de concentração, irritabilidade, sentimento de inadequação, dificuldade de experimentar prazer, sentimentos de desesperança.

Por se tratar de um transtorno de humor, a Distimia muitas vezes é confundida com um transtorno de personalidade, já que os distímicos costumam apresentar um mau humor crônico. Sendo assim, faz-se muito importante o diagnóstico multiprofissional, psicológico e médico, para que possa ser trabalhado com o melhor plano de intervenção possível.

Faz-se necessário durante o trabalho terapêutico o treino de habilidades sociais, visto que, o distímico apresenta dificuldade de se relacionar, tomar decisões e estabelecer limites de maneira assertiva.

A psicoterapia permite que o paciente compreenda seu funcionamento e possa, a partir disso, desempenhar atitudes mais funcionais frente as situações que vive, levando em conta seus pensamentos, sentimentos, humor e comportamentos.

Se você acredita que pode estar sofrendo de Distimia, busque psicoterapia! Entre em contato conosco no e-mail: contato@mundodapsi.com

Views All Time
Views All Time
1925
Views Today
Views Today
1

Comentários

comments