O que é Estresse Pós Traumático? O Transtorno com o qual Sofre...

O que é Estresse Pós Traumático? O Transtorno com o qual Sofre a Artista Lady Gaga

414
Compartilhe

Hoje nos deparamos com uma notícia relacionada a artista Lady Gaga, a revelação feita por ela de sofrer com Transtorno do Estresse Pós Traumático. O fator desencadeador? Um estupro que sofreu quando tinha 19 anos de idade.

O objetivo da artista com essa revelação é ajudar no empoderamento de pessoas que possam estar passando por situações semelhantes, mostrando que é importante falar sobre o que está sentindo.

Billboard

Mas…o que é Transtorno do Estresse Pós Traumático? Quais são os fatores desencadeadores? Existe cura? Qual o tratamento? Tudo isso você irá descobrir agora! Vem com a gente…

“O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.” (VARELLA, 2011).

Entre 15% e 20% da população que já presenciou situações de violência urbana, agressão verbal, abuso sexual, terrorismo, tortura, entre outros, desenvolvem o Transtorno. Mas, quando se trata de procurar ajuda, isso costuma acontecer apenas dois anos depois das primeiras crises.

Nós acreditamos que isso se dá devido a falta de informação da população sobre o que pode estar acontecendo, bem como desencorajamento da família e amigos sobre o assunto. Sabe aquela frase “calma, isso vai passar”? Sim, isso pode interferir e prejudicar muito o bem estar daquela pessoa. 

Se este público, e os que sofrem de demais Transtornos, procurassem com antecedência um profissional, conseguiriam amenizar mais rápido o nível de sofrimento mental e físico, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

stressdestaque

Os sintomas costumam aparecer em três principais categorias, como:

  • Reexperiência Traumática: pensamentos que remetem a lembrança do trauma e/ou pesadelos;
  • Isolamento Social: fuga de situações que podem reavivar essas lembranças dolorosas;
  • Hiperexcitabilidade Psíquica e Psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância, entre outros.

Também são comuns comorbidades relacionadas ao Transtorno. 

Para diagnosticar o Transtorno, faz-se um levantamento dos sintomas e identifica-se o fator traumático que está por trás deles, assim é possível trabalhar com um tratamento específico a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Em geral o tratamento engloba psicoterapia e medicamentos para ansiedade, que tendem a diminuir os sintomas e possibilitar melhor reinserção a sociedade.

Referências

“Lady Gaga revela que sofre de estresse pós traumático por causa de estupro”, Estadão Conteúdo para Jornal Digital Hoje em Dia. Disponível em <http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/lady-gaga-revela-que-sofre-de-estresse-p%C3%B3s-traum%C3%A1tico-por-causa-de-estupro-1.432360> acesso em 06 de Dezembro de 2016.

VARELLA, D “Transtorno do Estresse Pós Traumático”, Site Drauzio, Abril de 2011. Disponível em <https://drauziovarella.com.br/letras/e/transtorno-do-estresse-pos-traumatico/> acesso em 06 de Dezembro de 2016.

Views All Time
Views All Time
969
Views Today
Views Today
2

Comentários

comments

Compartilhe
AnteriorComo Lidar com Pessoas Complicadas
PróximoComo Fazer a Diferença na Vida das Outras Pessoas
Psicóloga e criadora do blog Mundo da Psicologia, apaixonada pela área e por sua abrangência. Atualmente trabalho com Psicologia Clínica, na região da Av. Paulista em São Paulo, e organizo cursos na área. Sigo com objetivo de, com o blog, desmistificar a Psicologia e levar informação de qualidade para as pessoas; meu maior sonho é que as pessoas vejam essa profissão com outros olhos e que a área Jurídica seja mais valorizada no nosso país! Contato: gabrielablasi.psi@gmail.com