Livros de Colorir: Muito Mais Que um Livro Anti Estresse

Livros de Colorir: Muito Mais Que um Livro Anti Estresse

4317
Compartilhe

A explosão de vendas dos livros de colorir me faz refletir sobre a função deles. Em um primeiro momento podemos até pensar que tal pessoa comprou o livro apenas para colorir, para passar o tempo, para relaxar… Mas, pode ter certeza que o sucesso do livro vai bem além dessas simples definições.

O ser humano nos últimos anos vem se ligando cada vez mais a tecnologia e afastando de si questões de ordem espiritual, questões reflexivas, que levem o ser para um autoconhecimento profundo.

O termo “espiritualidade” designa toda vivência que pode produzir mudança profunda no interior do homem e o leva à integração pessoal e à integração com outros homens. A espiritualidade tem relação com valores e significados: “o espírito nos permite fazer a experiência da profundidade, da captação do simbólico, de mostrar que o que move a vida é um sentido, pois só o espírito é capaz de descobrir um sentido para a existência”. (GIOVANETTi, 2005, p. 137-138 apud PINTO, 2009).

Os livros “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada” tomaram as prateleiras de todas as livrarias e bancas de uma forma devastadora… É realmente difícil você entrar em um desses locais e não se sentir minimamente tentando a comprar, se for não pra você, para alguém próximo que poderia se beneficiar do livro.

Qual o objetivo do livro? É simples, você colorir os desenhos já existentes… São chamados de livros para colorir anti estresse, possuem até Caça ao Tesouro. Neles você poderá encontrar florestas mágicas, seres encantando, animais, castelos, jardins maravilhosos e muito mais.

jardim_secreto_capa_web-2

Fonte: O Globo

A ideia é diminuir o nível de estresse do consumidor. Na correria do dia-a-dia quanto tempo você tira para relaxar, deixar a mente voar para onde ela quiser, deixar de lado o ritmo frenético em que vivemos?

Bom, pensando assim, com toda certeza a ideia dos criadores foi fantástica, mas, além destes, quais outros aspectos estes livros trabalham?

Como já conversamos acima, o ser humano é um ser que vem se afastando das questões interiores e focando sua total energia em questões exteriores: trabalho, estudo, projetos, etc. Possuímos uma vida corrida, temos que trabalhar para sustentar nossa casa, nossa família, nossos gastos, e no fim não possuímos um tempo para nós.

O livro permite um momento de paz, de consciência de si, um momento de reflexão sobre o que aconteceu em seu dia, por exemplo. O fato de você parar, escolher uma cor e pintar os traços do livro é uma forma de você acalmar sua mente e seu corpo, se desligar do ritmo frenético em que vivemos.

Cada ser humano busca da sua forma a auto transcendência ou como Maslow disse, a auto realização. E aqui a teoria das necessidades básicas, postulada por Maslow, cabe perfeitamente. Você não conseguirá se auto realizar se não conseguir satisfazer minimamente suas necessidades “básicas”, que são: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de estima.

Essas necessidades incluem: comida, água, sexo, segurança, liberdade, relacionamentos, comunidades, aprovação, bem estar, reconhecimento, interação, etc… Satisfaça estas necessidades e você estará apto a auto realização

E para você que está pensando “o que é a auto realização?” hm… vamos lá, é algo muito subjetivo. Para mim, por exemplo, auto realização é conseguir escrever um texto para o blog que eu sinta que trouxe algum tipo de reflexão para meus leitores, é conseguir desempenhar meu trabalho da melhor maneira possível, é ter novas ideias que passem futuramente a atrair mais leitores pro blog e por ai vai… Você determina o que é a auto realização para você!

Para muitas pessoas, o livro pode ser entendido como auto realização, um contato genuíno e consciente consigo mesmo, um momento de concentração interna, um momento de expansão.

to-meditate-you-must-transcend-the-intellect-437870971

O exercício da pintura traz sensações de bem-estar, paz, prazer e alívio do estresse. Para aprofundar em outras questões, experimente deixar seu pensamento fluir durante a pintura, deixe sua mente trazer o que ela julgar interessante para aquele momento. Quando se deparar com algum pensamento relevante, que mereça atenção. Reflita sobre ele, busque entender o porquê dele aparecer naquele momento e o porquê dele não ter aparecido anteriormente. Será pela falta de um contato interno?

A partir do momento que você deixar sua mente vazia ou focada em algum aspecto você estará meditando. A meditação está dentro de você, ela simplesmente esta adormecida ou nunca foi praticada. Ela te pertence, qualquer um pode meditar. É apenas questão de pratica.

Busque aproveitar as condições que estes materiais tão simples podem oferecer. Conheço pessoas que se reúnem para pintar juntos os livros, aproveitam e colocam o “papo em dia”, coisas que há meses atrás não possuíam tempo para fazer.

Minha vó, por exemplo, passou por um período extremamente conturbado nesse começo de ano, com algumas internações. Agora esta em casa. Na última semana completou o livro “Jardim Secreto”. A felicidade dela ao falar que pintou espacinho por espacinho, que isso trouxe calma para ela, que a ajudou a relaxar, fugir dos pensamentos catastróficos, reviver um período de paz, me trouxe uma felicidade gigantesca também.

Ela não estava preocupada em pintar uma folha da cor verde, para ela era divertido pintar a folha de roxo e ver que combinou com o caule laranja que tinha pintado. Ela deu o sentido dela para aquele livro. Ela soube aproveitar ao máximo o que o livro oferece.

IMG_0967_2

O ser humano necessita de um contato interior, necessita refletir sobre as questões da vida… Se pra você o livro não for a melhor forma, busque praticar a meditação pura, o relaxamento, a dança… Mas busque algo. Com certeza você perceberá os benefícios de dar mais atenção a si mesmo rapidamente.

Views All Time
Views All Time
2705
Views Today
Views Today
2

Comentários

comments