A Era da Internet e a Influência do Mundo Digital no Dia...

A Era da Internet e a Influência do Mundo Digital no Dia a Dia

332
Compartilhe
Fonte: http://naoesofoto.com.br

Atualmente para se obter informações não precisamos mais recorrer somente a livros, televisão e jornais. Nosso aprendizado e estilo de vida não dependem de um especialista ou artista famoso para nos orientar e inspirar sobre determinado assunto.

Com a evolução da tecnologia da informação, todos tem liberdade para opinar sobre vários temas, sendo assim a comunicação se tornou mais ativa e todos podem compartilhar sua forma de pensar com o mundo.

Juntamente a essas transformações surgiram os “influenciadores digitais” e/ou “criadores de conteúdo”, que são indivíduos que se sobressaem nas redes sociais e influenciam um grande número de pessoas (milhares – em alguns casos, milhões). As idéias desse influenciador formam também outras opiniões e o fato de acompanha-lo gera uma sensação de pertencimento a um grupo, que é inerente ao ser humano.

Por serem “gente como a gente” e o fato de ter de “tudo na internet”, essas informações estão muito mais acessíveis ao público. Possibilitando uma autonomia para saber sobre qualquer tipo de assunto, obtendo uma interação social com um número amplo de pessoas e até mesmo com os próprios influenciadores.

Fonte: https://canaltech.com.br
Fonte: https://canaltech.com.br

Dependendo da proporção que a influência desse indivíduo atinge, muitos acabam dedicando seu tempo e sua vida para isso, e é nesse momento que eles se diferenciam entre si.

Postar algo nas redes sociais se tornou cada vez mais fácil, porem isso não garante a qualidade e veracidade das publicações. Para se manter no auge, o influenciador deveria pensar no que o seu público deseja. Isso requer um esforço contínuo para melhorar o conteúdo de suas postagens, estando sempre conectado com o mundo e garantindo assim uma qualidade no seu trabalho.

A habilidade social de manter essas relações, mesmo que virtualmente também precisaria ser desenvolvida, pois como “todos tem voz”, elogios e críticas também podem surgir a cada interação. Idealizar esse trabalho, acreditando que é só postar algo e esperar o reconhecimento, pode gerar grandes frustrações, dependendo do objetivo que a pessoa pré-estabeleceu.

Alguns indivíduos se perdem na necessidade desse reconhecimento. Atualmente há sites na internet que vendem números de “seguidores” e até mesmo de “curtidas”. O fato agrava essa situação, pois há uma confusão de valores sobre o que é válido no sentido de quantidade numérica e o que é uma real valorização do conhecimento compartilhado.

Fonte: http://comunicas.com.br
Fonte: http://comunicas.com.br

Mesmo sendo recentes esses meios de comunicação, por influenciar milhares de pessoas, torna-se necessário um comprometimento e responsabilidade para garantir que a informação que chega para o público pode de fato ajuda-lo de alguma forma.

A conscientização é relevante tanto para os influenciadores quanto para o que são influenciados, pois para ambos os lados há um benefício de troca e produção de conhecimento. Essas novas ferramentas podem auxiliar no acesso a esses diversos conteúdos, mas também não devem se tornar mais um instrumento de alienação, onde tudo que é postado no ciberespaço* é absorvido indiscriminadamente.

*ciberespaço: o espaço de comunicação aberta pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Sendo que esse ambiente que permite novas formas de interação, tornando-se o principal canal de comunicação e de armazenamento de informação da humanidade.

Bibliografia:

O poder dos influenciadores digitais. Belo Horizonte, MG. Press Comunicação. Jul, 2016. Disponível em: http://www.presscomunicacao.com.br/poder-influenciadores-digitais/

MONTELATTO, Luciano. Você sabe quem são os influenciadores digitais? São Paulo, SP.  Ago, 2015. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/voce-sabe-quem-sao-os-influenciadores-digitais/89940/

SILVA, C. R. M.; TESSAROLO, F. M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. Vitória, ES. Faculdades Integradas Espírito Santense – FAESA. Set, 2016. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf

Blogueiras ou Influenciadoras Digitais Ganham Fama e Muito Dinheiro. Canal LC. Rio de Janeiro, RJ. Fantástico, 2017. Duração: 13:26. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g07iJOUjESY&t=49s

Views All Time
Views All Time
360
Views Today
Views Today
1

Comentários

comments