Fomos Vencidos pelo Complexo de Inferioridade?

Fomos Vencidos pelo Complexo de Inferioridade?

414
Compartilhe
Nailah


Quem diria… a China possuindo a 2ª cidade mais poluída do mundo. E eu aqui, achando que apenas o Brasil acumulava marcas negativas…

Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. (Ruy Castro, 1993)

Seria eu fruto de uma cultura do complexo de inferioridade? 

Alfred Adler, que desenvolveu a ideia do complexo de inferioridade, acredita que o sentimento de insuficiência, de fracasso em relação à algo ou alguém faz o indivíduo estagnar. Podendo assim, impedir o crescimento e desenvolvimento positivo.

Mas, se aparecesse de forma moderada, o complexo de inferioridade, poderia funcionar como um propulsor a mudanças, motivando o indivíduo a realizações significativas.

Bom, acho que estamos ainda no primeiro momento… isso, esse mesmo, o que nos impede de crescer e retira a força das coisas positivas que produzimos e podemos produzir. Porém, isso não nos impede de buscar sair deste estado, de buscar realizar nossos sonhos, o complexo de inferioridade pode, e deve, ser deixado para trás.

Problemas todos tem, até a China, mas como dizia Viktor Frankl:

“Quando não somos capazes de mudar uma situação, nos deparamos diante do desafio de mudarmo-nos a nós mesmos”

 

Views All Time
Views All Time
669
Views Today
Views Today
2

Comentários

comments

Compartilhe
Anterior‘A Seleção’ das Psicologias Política e Social
Próximo[Vídeo] Como Realizar a Respiração Diafragmática?
Sou psicólogo e criador do Mundo da Psicologia. Trabalho com Psicologia Clínica atendendo no Consultório de Psicologia Prof. Alexandre Rivero em São Paulo e organizo cursos presenciais e online sobre Psicologia. Meu pai, irmão, cunhada e namorada são psicólogos, ou seja, respiro essa profissão tão encantadora 24h por dia! Vem com a gente para o Mundo da Psicologia!