SEU ANIMAL SE COMUNICA COM VOCÊ? ENTENDA COMO OS ANIMAIS PENSAM

SEU ANIMAL SE COMUNICA COM VOCÊ? ENTENDA COMO OS ANIMAIS PENSAM

1766
Compartilhe

“A cada dia a natureza nos mostra suas soluções inovadoras para todo o tipo de problema que ela encontra. Isso só comprova que podemos aprender muito com ela” John Harding

 

O que você realmente sabe sobre os animais e suas comunicações?

Algumas curiosidades estão quase que sabidas de uma forma universal, por exemplo, sabemos já que não somos os únicos seres que conseguem aprender e ensinar.

Baleias, elefantes e golfinhos também sabem. Sabemos de características que nos aproximam cada vez mais e derrubam barreiras no modo de vida de macacos de diversas espécies e a organização deles para que possam sobreviver na selva.

Por exemplo como no estudo da inglesa Jane Goodall que, ao conviver com chimpanzés na Tanzânia, provou que esses primatas tinham uma complexa vida social, uma linguagem primitiva com mais de 20 sons e a capacidade de usar diversas ferramentas para obter alimento. Mas, parece que ainda há uma infinidade de questões que estão para ser descobertas por nós e a nossa compreensão só vai se unificando com toda a fauna que pode de alguma forma estar sempre tentando nos mostrar algo.

Talvez o filme Dr Dolittle seja bem mais do que uma comédia onde todos os bichinhos tinham uma característica cômica de situações caóticas. Vamos enumerar aqui 7 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre a relação que os animais tem com o meio ambiente e com o homem.

 

1- Os gatos são responsáveis por energizar o ambiente

despierta al futuro

Fonte: Despierta al Futuro Blog

Os gatos são os nossos verdadeiros amigos espirituais, é o que diz uma pesquisa que buscou medir o nível energético de lugares que tem gatos com os que não tem gatos.

De acordo com essa pesquisa os gatos transmutam a energia negativa em positiva fazendo com que o ambiente fique protegido de energias pesadas que rondam a nossa vida no cotidiano. Além de possuir uma sensibilidade aguçada eles tem um senso de limpeza muito forte. Deve ser por isso que dormem tanto e engordam se tronando verdadeiras bolotas de pelo.

2- Os peixes são ótimos limpadores energéticos do ambiente

ppeixe

Fonte: Fundos Wiki

O Feng-chui ensina para nós que todo o ambiente pode ser energético e as vezes com uma simples mudança de moveis de lugar as coisas na nossa vida podem começar a ter uma nova rotatividade quando trocadas de lugar. Um desses ensinamentos dessa técnica milenar nos diz que ambientes que possuem aquários são responsáveis por uma grande renovação energética e atraem bons fluidos.

3- Os golfinhos se comunicam e se nomeiam.

golfinho

Fonte: 3d Pictures

Uma pesquisa feita comprova o que muitos suspeitavam. Nós não somos os únicos seres comunicativos. Os golfinhos se comunicam através de assobios.

As pesquisadores concluíram que as trocas de assobios são uma parte significativa de uma sequência de saudações que permite aos golfinhos identificar os membros da mesma espécie ao encontrá-los na natureza.

As saudações podem servir, conforme a pesquisa, para diferentes finalidades. Certa vez, o que parecia o líder do grupo. Ao utilizar sons para divulgar identidade e detalhes do meio ambiente, os golfinhos compartilham habilidades similares às do falante papagaio-cinzento, de acordo com pesquisadores.

 

4-  As formigas tem um elevado senso de trabalho em equipe

Formigas-trabalhando

Fonte: Blog Princesa Careca

Pasmem!!! Existe uma faculdade para o estudo das formigas!

É do senso comum que as formigas são seres coletivos. Formam grandes colônias com galerias complexas e organizadas, vivem e trabalham para o coletivo, e apesar de cada formiga ter o potencial para fazer o que quiser individualmente, persistem em viver em sociedade.

O seu compromisso para com a colônia e as hiper-relações que estabelecem entre si, fazem do conjunto dos seus indivíduos um só individuo, um só organismo. Mas as formigas não ficam por aqui, a sua capacidade de se organizarem em coletivos de milhares de indivíduos não é suficiente para justificar a expansão que estes seres têm no mundo. 

A descoberta de colônias com relações entre si revelou-se o maior dos mistérios dos mirmecologistas, que desde então tem dedicado os seus esforços de pesquisa a desvendar as condições que possibilitam que milhões de formigas de diferentes colônias se relacionem formando uma super-colônia. 

Talvez seja muito difícil explicar em um texto já que existe até uma faculdade para isso, portanto, vou me ater ao fato de que realmente o que sabemos não deve ser 1% de todos os mistérios desse nosso mundo.

 

5-  Os animais responsáveis pela decomposição de organismos tem papel fundamental no ecossistema.

Urubus, fungos e minhocas tem uma importância fundamental no ecossistema. Esses seres vivos alimentam-se de detritos (restos de plantas e animais mortos) e são chamados decompositores. Eles desempenham um importante papel no ecossistema, que é o de reciclar a matéria orgânica. Decompondo esses organismos, eles devolvem ao solo seus componentes para que possam ser assimilados pelos vegetais, sendo assim reaproveitados.

São como os nossos amigos catadores de lixo, e funcionários de empresa de reciclagem só que do mundo animal.

6- Cães são peritos em expressão corporal

cachorrou

Fonte: Cultura Mix

Você já deve ter passado por uma situação parecida, estar andando na rua e sem mais nem menos, sem nenhum movimento brusco, ou nenhuma intenção se fazer nada, um cachorro late para você. Isso acontece pois os cães sentem diferenças gestuais em pessoas de um jeito diferente do nosso.

Por exemplo, muitos já devem ter ouvido a frase ‘’os cães farejam medo’’, essa frase é em parte verdade, o que acontece é que o nosso corpo quando esta em estado de alerta, medo ou tensão exala um aroma proveniente de um hormônio, e esse cheiro em especial os cães conseguem farejar

7 –  Morcegos são aliados no reflorestamento e podem ajudar em doenças.

morcego

Fonte: Biopolis

A alimentação dos morcegos contribui com a natureza e com o homem. “Alguns se alimentam de frutas, contribuindo com o reflorestamento de áreas devastadas. Outros se alimentam de insetos, agindo diretamente no controle populacional destes. Os que se alimentam de pólen ajudam na polinização de flores.

Algumas espécies carnívoras agem no controle de roedores indesejáveis. E até mesmo as espécies hematófagas pode nos ajudar, porque sua saliva tem uma substância anticoagulante, objeto de estudo no tratamento de doenças do coração”.

 

Bibliografia:

  1. Espandaler, X., Gómez, C., 2003. The Argentine Ant in the Iberian Peninsula. Sociobiogy. 42 (1), 187-192.
  2. Holldobler, B., Wilson, E.O., 2009. The Super-organism: The Beauty, Elegance, and Strangeness of Insect Societies, 1st ed. W. W. Norton & Co.
  3. Steiner, F.M., Schlick-Steiner, B.C., Moder, K., Stauffer, C., Arthofer, W., Buschinger, A., Espadaler, X., Christian, E., Einfinger, K., Lorbeer, E., Schafellner, C., Ayasse, M., Crozier, R.H., 2007. Abandoning Aggression but Maintaining Self-Nonself Discrimination as a First Stage in Ant Supercolony Formation. Curr. Biol. 17, 1903–1907.)
  4. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/fevereiro/golfinhos-comunicam-se-entre-si-com-assobios?tag=biodiversidade
  5. http://www.virada180.com.br/site/animais/70-animais/269-os-gatos-nossos-verdadeiros-amigos-espirituais.html
  6. http://www.esquerda.net/artigo/o-mundo-das-super-formigas/27918
  7. http://clickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-853-4197,00.html
  8. http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-animais/

Views All Time
Views All Time
1448
Views Today
Views Today
2

Comentários

comments