Distúrbios e Doenças Mentais Retratadas de Forma Impactante

Distúrbios e Doenças Mentais Retratadas de Forma Impactante

21875
Compartilhe

O Inktober é uma iniciativa do artista Jake Parker para retratar o crescimento e desenvolvimento artístico, assim os artistas postam uma imagem/desenho por dia durante todos os dias do mês de Outubro.

Neste ano, o artista Shawn Coss decidiu focar nas doenças mentais e distúrbios, tendo um resultado bastante impressionante. Abaixo vocês podem conferir.

  1. Transtorno de Ansiedade Social

É considerado um transtorno de personalidade, onde o indivíduo sente-se ameaçado pelas situações sociais e possui grande receio em interagir com as outras pessoas. Tal transtorno gera grande desconforto emocional e, muitas vezes, o indivíduo torna-se solitário, evitando locais e horários onde transitam muitas pessoas.

social-anxiety

Para entender melhor as Fobias, nós temos um texto que pode te ajudar: Compreenda os Aspectos/Características das Fobias 

  1. Depressão

A depressão, como relatado aqui no blog através do artigo  “O Que Sinto é a Danada da Depressão?” , faz com que o indivíduo passe por sofrimento psíquico e seja inserido em um universo de humor deprimido, perda de prazeres da vida, descontrole de peso, agitação, insônia, sentimento de culpa e inutilidade, pensamento de mortes, entre outros.

depressao

  1. Insônia

Esse distúrbio afeta o processo de adormecimento do indivíduo, alterando o início do processo do sono, ou seja, a indução. Mas também pode afetar a permanência, ou seja, o que mantém a pessoa dormindo durante a noite, e a estrutura biológica do sono (hormônios liberados).

insonia

Aqui no blog nós temos um artigo que pode ajudar este público a dormir melhor: Higiene do Sono – A Importância de Eliminar Maus Hábitos na Hora de Dormir. 

  1. Estresse Pós-Traumático

 É um distúrbio de ansiedade que engloba sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Acontece por exposição a situações traumáticas que ameaçam a integridade e/ou a vida do indivíduo. A partir da lembrança do fato, a pessoa começa a imaginar que a situação retornou, sentindo as mesmas coisas de antes.

estresse-pos-traumatico

  1. Transtorno Bipolar

Ocorre devido a alternância de momentos depressivos com momentos chamados de mania, ou seja, ânimo elevado. Esta alternância pode ser rápida, onde o indivíduo pode alternar o humor várias vezes durante o mesmo dia, ou lenta, onde o indivíduo pode passar dias depressivo, depois dias em mania. Isso faz com que a pessoa seja sempre inconstante, interferindo em suas relações e, consequentemente, no seu bem estar.

transtorno-bipolar

A cantora Demi Lovato sofre deste transtorno, podemos ler mais sobre ele aqui: Conheça o Transtorno que Atinge a Artista Demi Lovato – O Transtorno Bipolar. 

  1. Borderline

Considerado um transtorno grave e complexo, que engloba diversos sintomas, que podem variar dependendo do dia e do momento, o que pode confundir os especialistas. Por exemplo: instabilidade emocional, impulsividade, baixa auto estima, insegurança, sensibilidade extrema a críticas, incapacidade de adequação aos limites, intolerância a frustração, medo e abandono. Muitas vezes essas sensações são irreais, mas o indivíduo considera real e aplica soluções demasiadas para conseguir lidar com elas.

borderline

  1. Transtorno do Espectro Autista

A característica deste transtorno, bastante trabalhado aqui no blog*, baseia-se na dificuldade ou incapacidade de interação social, comunicação, comportamentos repetitivos, etc. O indivíduo costuma manifestar interesse extremo por algo, como movimentos corporais frenéticos (ex: agitar as mãos, balançar o corpo) e existe uma sensibilidade maior frente a ruídos ou texturas.

autismo

Nós estamos com um workshop sobre o tema, você pode ver maiores informações aqui:  https://www.facebook.com/events/202551066840217/ 

  • Clique no nome para acesso aos textos:

Compreendendo o Mundo Autista 

Aceite o Diferente: Conscientização do Autismo

Dicas de Como Lidas com os Comportamentos Inadequados

  1. Esquizofrenia Paranoide

Resume-se a perda de contato com a realidade, geralmente com sintomas de ilusões, acompanhadas ou não de alucinações auditivas e perceptivas.

esquizofrenia

Você pode ler mais sobre esse conteúdo aqui: Mitos e Verdades – Evoluções no Conceito da Esquizofrenia. 

  1. TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

Considerado um transtorno de ansiedade composto por pensamentos obsessivos e compulsivos, como: lavar as mãos a todo momento (algumas pessoas conseguem lavar as mãos mais de 60x ao dia), mania de organização exagerada (como verificar várias vezes se um objeto está mesmo no local correto, de forma simétrica aos demais), perfeição excessiva (padronização, exagero para arrumar-se), manias quase ou incontroláveis, etc.

toc

  1. Personalidade Dependente

Caracteriza-se pela dependência exacerbada do outro para a tomada de decisão, relacionado a baixa autoestima, medo de ficar sozinho e atua de forma submissa a parceiros, familiares e/ou amigos, tendendo apenas a sempre concordar com eles sem conseguir esboçar sua verdadeira opinião.

dependente

  1. Despersonalização

Processo psíquico no qual o indivíduo possui impressão de que é estranho a si mesmo, podendo sentir que algumas partes do corpo não formam uma unidade completa, mas estão, de alguma forma, separadas.

depersonalizacao

  1. Agorafobia

Caracteriza-se pelo medo de locais e situações que possam desencadear pânico, sensação de impotência ou constrangimento. É o medo incontrolável de ter algum ataque de pânico ou sofrer algum constrangimento em público e não ter como ser socorrido ou como livrar-se da situação.

agorafobia

O artista elaborou mais algumas imagens, vocês podem conferir o material completo aqui: http://www.boredpanda.com/for-inktober-i-focused-on-mental-illness-and-disorders/?page_numb=2  

Views All Time
Views All Time
1815
Views Today
Views Today
10

Comentários

comments

Compartilhe
AnteriorBullying: Identificando Possíveis Vítimas e Agressores
PróximoComo se Recuperar Após o Fim de um Relacionamento
Psicóloga e criadora do blog Mundo da Psicologia, apaixonada pela área e por sua abrangência. Atualmente trabalho com Psicologia Clínica, na região da Av. Paulista em São Paulo, e organizo cursos na área. Sigo com objetivo de, com o blog, desmistificar a Psicologia e levar informação de qualidade para as pessoas; meu maior sonho é que as pessoas vejam essa profissão com outros olhos e que a área Jurídica seja mais valorizada no nosso país! Contato: gabrielablasi.psi@gmail.com