Como a Psicologia pode te ajudar a ingressar numa Universidade? – Parte...

Como a Psicologia pode te ajudar a ingressar numa Universidade? – Parte II

159
Compartilhe

Essa é a segunda parte de uma série de textos onde iremos apresentar dicas para lidar com esse momento tão importante J Nos acompanhe por aqui para conferir esse conteúdo tão rico!

Para conferir a primeira parte, CLIQUE AQUI.

Hoje nós vamos falar de ansiedade pré-prova e durante a prova, apontando algumas dicas de como lidar com isso de forma que não afete seu desempenho.

PRÉ-PROVA

1) Faça uma revisão

Aproximadamente um mês antes da prova, organize as matérias por dia da semana com objetivo de fazer uma revisão. Você pode pegar uma folha sulfite e selecionar apenas as palavras-chave de cada matéria, com objetivo de relembrar os conceitos principais.

2) Respire fundo

Calma! Nada de ficar sem dormir pra estudar, pular refeições, entrar em desespero. Reflita o quanto se esforçou pra chegar até aqui, todo tempo de estudos…você se preparou e não é correndo agora que seu cérebro vai absorver ainda mais coisas. Isso só gera mais estresse e pode te atrapalhar.

3) Está chegando a prova

Dois dias antes da prova (sexta e sábado), aproveite para ler com calma aquelas folhas sulfite com as palavras-chave (que você construiu de acordo com o tópico 1) e para descansar, se alimentar de forma leve e estar junto das pessoas que você gosta. Tente relaxar! Você vai precisar de todas as forças na hora da prova.

4) Se não for dessa vez, haverão outras

Eu sei o quanto nós nos cobramos e somos cobrados para passar nessas provas, seja de primeira, de segunda ou de terceira. Mas é sempre importante lembrar que: sempre haverá outro ano. Pense que é errando que se aprende, se você errou uma questão, esqueceu uma fórmula…acontece, somos seres humanos, não robôs. Não é a última oportunidade que você terá!

5) Prepare seu material

Lembre-se, geralmente, só é permitido utilizar caneta preta de embalagem transparente, prepare-se e leve duas…evite ficar sem o item principal. Você pode levar também lápis preto (sem ser aquele de tabuada, ok?) e borracha, para fazer os cálculos durante a prova. Relógio é uma boa pedida, já que é PROIBIDO usar o celular.

Leve também lanchinhos e água para alimentação durante a prova, mas evite coisas pesadas e que você desconhece a procedência (frituras, salgados comprados em lanchonetes, lanches com maionese vendidos na porta, etc.).

E, claro, separe uma roupa confortável que te permita sentar e se movimentar sem te incomodar. Esses incômodos geram desconforto e distração durante a prova.

DURANTE A PROVA

Fonte: Vestibular Brasil Escola

1) Saia mais cedo de casa

Saia com antecedência da sua residência, contando não apenas o tempo de trajeto, mas também que haverá trânsito porque muita gente irá para o local. Chegando lá, entre, procure seu lugar e faça algo que te ajude a relaxar (respiração diafragmática – temos texto AQUI – mentalizar uma música, uma oração, pensar no que te faz bem). Esse relaxamento é importante para se preparar para o longo tempo de prova e também para ajudar a ‘limpar’ o cérebro de ansiedades.

2) Preste atenção nas orientações dos fiscais

Antes da prova começar, os fiscais passam todas as orientações sobre a prova e como tudo irá acontecer (como chama-los para solicitar saída para ir ao banheiro, como preencher os gabaritos, etc). Preste atenção, para que você não seja desclassificado por esses motivos. E, se tiver dúvidas durante a explicação, pergunte! A sua dúvida pode ser a mesma do seu colega, além de te salvar de possíveis apuros.

3) Recebendo os cadernos de prova

Ao receber os cadernos de prova não esqueça de preenche-los com seus dados, comece pelas matérias que você tem mais facilidade, isso ajuda a economizar tempo e te dar um gás no começo da prova (você vai ficar otimista, porque estará ‘manjando dos assuntos’ kkk). Depois, retorne nas matérias que pulou e vá completando tudo.

4) Chegou o gabarito

Antes de passar as respostas para o gabarito, folheie a prova folha a folha para confirmar se você não esqueceu de fazer alguma questão e aproveite para dar aquela última olhada nas questões que você ficou em dúvida. Para confirmar se manterá a resposta ou se trocará porque se lembrou de alguma fórmula/conteúdo específico. Passe as respostas com calma, cuidado e atenção.

5) Confirmando tudo

Confirme se você concluiu todas as questões, passou tudo certinho pro gabarito e principalmente…se você preencheu os gabaritos e os cadernos com seus dados!

E pronto! Parabéns…você conseguiu passar pela pré-prova e pela prova, agora vamos aguardar os resultados com otimismo. Aproveite para respirar com alívio, comemorar e descansar deste dia tão cheio.

Views All Time
Views All Time
914
Views Today
Views Today
1

Comentários

comments

Compartilhe
AnteriorAfter: Um Amor Patológico e um Relacionamento Disfuncional
PróximoReflexões Acerca do Nosso Dia a Dia: Escolhas!
Psicóloga e criadora do blog Mundo da Psicologia, apaixonada pela área e por sua abrangência. Atualmente trabalho com Psicologia Clínica, na região da Av. Paulista em São Paulo, e organizo cursos na área. Sigo com objetivo de, com o blog, desmistificar a Psicologia e levar informação de qualidade para as pessoas; meu maior sonho é que as pessoas vejam essa profissão com outros olhos e que a área Jurídica seja mais valorizada no nosso país! Contato: gabrielablasi.psi@gmail.com