Como a Psicologia pode te ajudar a ingressar numa Universidade? – Parte...

Como a Psicologia pode te ajudar a ingressar numa Universidade? – Parte I

684
Compartilhe
udesc.br

Essa é a primeira parte de uma série de textos onde iremos apresentar dicas para lidar com esse momento tão importante 🙂 Nos acompanhe por aqui para conferir esse conteúdo tão rico!

Muitos já começaram a estudar, ou estão em cursinhos preparatórios e grupos de estudo há certo tempo, para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e outras provas com objetivo de ingressar numa Universidade.

As pressões deste momento são diversas: escolher a profissão que levará para a vida, absorver todo conteúdo, conseguir fazer a prova de forma completa, aquela tensão de esperar a nota e ver se foi suficiente para ingressar na Universidade desejada.

Para estudar com tanto afinco, muitas vezes você se priva de coisas importantes, como sair com os amigos, descansar, estar com a família, cuidar da saúde física e psicológica, e trabalhar. Todo esse conjunto pode causar danos a saúde mental, podendo ser desenvolvidos depressão, ansiedade e/ou estresse, por exemplo.

Fonte: capacitacaoead.com.br
Fonte: capacitacaoead.com.br

Como evitar isso, mantendo o equilíbrio entre estudo – relações sociais – saúde física e mental?

A Psicologia pode te ajudar com algumas dicas:

1) Monte um cronograma de estudos

Divida toda a matéria que precisa estudar no decorrer da semana, utilizando no máximo 10hs por dia de estudo, com intervalos de 10 minutos entre os assuntos (aproveite esses intervalos para se alimentar, tomar banho, se alongar, assistir algum vídeo diferente – não vale aproveitar para assistir vídeo aulas, hein? – e o que mais preferir). Assim ainda haverá tempo para que você descanse e faça outras atividades, como atividades físicas.

2) Faça grupos de estudos aos sábados OU domingos

Anote perguntas e dúvidas sobre os assuntos estudados na semana e estude com um grupo de colegas do cursinho ou amigos que também farão a prova. Lembre-se de respeitar o limite das 10hs de estudo e não se prolongar mais do que isso, além de, no momento dos estudos, evitar distrações (uso de celulares, conversas paralelas, etc). Depois vocês podem sair pra se divertir.

3) Tire um dia para você

No dia que sobrar no final de semana, o dia quando não haverá grupo de estudos, aproveite para fazer o que você gosta ou precisa (como descansar, por exemplo). Se dedique, também, a manter os relacionamentos afetivos, como passar um tempo com amigos, família e companheiro (a).

4) Não se esqueça de cuidar da saúde física e mental

Cuide de você, com a saúde prejudicada não será possível levar os estudos tão longe quanto poderia se estivesse saudável. Isso vale para a saúde física e mental. Dedique-se ao agendamento de consultas periódicas, exames de rotina, e uma hora semanal para a Psicoterapia. Autoconhecimento e oportunidade de conversar com um profissional, são sempre bem vindos!

E, muito importante, não deixe matéria acumular. Se você fizer o cronograma bem certinho, vai dar tempo de ver todo conteúdo e ainda fazer um resumão antes da prova! Não se desespere, saiba seus limites e preocupe-se com você!

Views All Time
Views All Time
580
Views Today
Views Today
1

Comentários

comments