5 Passos para Driblar as Dificuldades do Início da Carreira

5 Passos para Driblar as Dificuldades do Início da Carreira

727
Compartilhe

O início da carreira profissional para qualquer pessoa é um passo de grande valor pessoal e emocional, por ser uma das maiores responsabilidades que um indivíduo carrega ao longo de sua vida, em outras palavras quer dizer o quanto uma pessoa assume o que é e o que quer para si. Naturalmente gerando ansiedade e insegurança, pois é uma nova fase, o que podemos comparar á uma criança que esta começando a andar de bicicleta sem rodinhas de apoio e sem auxílio de ninguém, sendo a partir desse momento sua própria responsabilidade e empenho em se conduzir.

Quando se trata de seres humanos é impossível generalizar e dar uma “fórmula perfeita” para todos, por essa razão irei lidar com a questão com mais cuidado e com um olhar acolhedor. O motivo pelo qual estou adotando tal postura é por acreditar que ara cada pessoa aconteça e reaja de uma forma, por cada indivíduo ser diferente do outro.

Ao falar das dificuldades do início da carreira, não irei dar “receita de bolo”, do que da ou não certo, porém convidarei você leitor á uma reflexão em torno de si mesmo. Nossa vida profissional é mais um ambiente e contexto, no qual, apresentamos nosso perfil, características e forma de ser no mundo, ou seja, se você for uma pessoa dependente, que se sabota de várias formas e tem como consequência uma limitação, com certeza terá mais dificuldade do que uma pessoa com postura mais destemida.

tha

Na maioria dos casos e por ser uma fase nova e desconhecida, ficamos com medo deste início, gerando uma angústia em torno desta etapa, dessa forma, é necessário gerar conhecimento, pois é só a partir da informação e o “conhecer” que algo “desconhecido” se torna “conhecido”. Portanto, gere conhecimento diante do que sua vida profissional possa vir a te oferecer, amplie sua forma de enxergar suas possibilidades, ou seja, vá além do teórico, pois a prática é uma das melhores formas de se desenvolver e aprender o que se é ensinado em anos de aula. Por essa razão que o “Estágio” é um grande aliado para os futuros recém formados.

O que aposto como forma de auxílio nesta fase tão valiosa, é o poder da imitação/repetição, sendo ambas usadas de forma adequada e saudável, pois como sempre falo em meus textos , aprendemos a partir de exemplos e os repetindo. Se espelhe em profissionais de sua área, no qual, a postura e estratégias profissionais faça sentido e que você se identifique, não tenha receio em se basear e talvez, literalmente copiar alguma conduta.

A palavra de ordem é AÇÃO e IDENTIFICAÇÃO, pois é necessário se mover para fazer acontecer e você de forma ativa ir conhecendo mais sobre você e seu trabalho, acredite em sí, assuma o quer para si, pois trabalhar com o que se gosta e identifica gera motivação.

tha1

Um outro ponto fundamental é não associar o dinheiro ao trabalho, foque em experiência, enxergue este início como o alicerce de sua “torre” profissional, no qual, tem que ser construída com cuidado, carinho e atenção, pois nem sempre pessoas que ganham dinheiro, estão de fato trabalhando e formando sua base. Foque na qualidade do que se tem apresentado, agregue valor para assim ser valorizado quanto profissional.

Saibam que todos os objetivos para serem alcançados possui um processo a ser percorrido, não pule etapas, são elas que fazem a diferença adiante. Assuma o caminho e agregue valor ao que você acredita.

Views All Time
Views All Time
1059
Views Today
Views Today
1

Comentários

comments