10 Filmes Para Quem Ama Psicologia

10 Filmes Para Quem Ama Psicologia

9437
Compartilhe

1. A Ilha do Medo

cinemacao.com

Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, emBoston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e antiéticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

2. A Pele Que Habito

folha.uol.com.br

Desde que a mulher sofreu queimaduras num acidente de carro, o Dr. Robert Ledgard, um famoso cirurgião plástico, interessa-se por criar uma nova pele que poderia tê-la salvo. Ao fim de doze anos, consegue criar no seu laboratório uma pele que é sensível às carícias mas que é um escudo contra as agressões, externas e internas, a que está exposto o nosso maior órgão. Para consegui-lo, utilizou as possibilidades da terapia celular.

Para além dos anos de estudo e experiências, Robert precisava de uma cobaia humana, um cúmplice e ausência de escrúpulos. Os escrúpulos nunca foram um problema, não fazem parte do seu carácter. Marília, a mulher que tratou dele desde que nasceu, é o seu cúmplice mais fiel. E quanto à cobaia humana…

3. Alien

cinema.uol.com.br

Bastante populares através de sequencias que se sucederam por duas décadas, os filmes da série Alien podem também ser pensados com uma vertente das fantasias monstruosas ligadas a maternidade e ao nascimento de um filho monstruoso. Por mais que pareçam totalmente alheios ao tema, é inegável que o mote de horror principal da trama, em todos os episódios da saga, é a particular forma de reprodução do monstro, que inclui corpos humanos em seu processo.

4. Bicho de 7 Cabeças

buritifilmes.com.br

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

5. Laranja Mecânica

adorocinema.com

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) é um filme anglo-estadunidense de 1971 escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance de Anthony Burgess de 1962 com o mesmo nome. Emprega imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas à psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma Inglaterra futurista.

6. Matilda

fanpop.com

“Crianças deveriam ser invisíveis. Deviam ser guardadas dentro de caixas, como grampos de cabelo e botões. Não consigo entender porque as crianças tem que demorar tanto para crescer. Acho que elas fazem isso de propósito.”

O que podemos esperar de uma criança que cresce entre adultos que pensam assim? A sorte da menina Matilda era ser superdotada. Nascida em uma família fútil, Matilda cresceu e alfabetizou-se sozinha.

7. Meu Nome é Radio

Filme inspirado em fatos reais, ocorrido em 1976 na cidade de Anderson, Carolina do Sul, sobre o treinador de futebol americano do Instituto T.L. Hanna, Harold Jones (Ed Harris), e um jovem com deficiência mental, James Robert Kennedy, conhecido pelo nome Radio, interpretado por Cuba Gooding J.

8. O Silêncio dos Inocentes

adorocinema.com

O Silêncio dos Inocentes (no original, The Silence of the Lambs), é um filme americano lançado em 1991, foi dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de 1988 por Thomas Harris, o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psiquiatra assassino em série canibal. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como “Buffalo Bill”.

9. Precisamos Falar Sobre o Kevin

luznegraoficial.wordpress.com

10. Um Estranho No Ninho

cinemateca.blogspot.com

Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro de 38 anos, simula estar louco para não trabalhar numa penitenciária rural. É, então, transferido para uma Instituição especializada em doentes mentais, o Oregon State Hospital / Asylum, em Salem.

Ao chegar à referida Instituição, é recebido pelo médico-chefe, Dr. John Spivey, que lhe explica as razões dele estar ali e, em seguida, é encaminhado ao pavilhão supervisionado pela autoritária e rigorosa enfermeira Mildred Ratched. Impassível, ela praticamente não move os músculos da face, não demonstra suas emoções, não aparenta fraqueza. É profissional e sadicamente bem intencionada com suas maçantes sessões de terapia de grupo.

Bibliografia

CORSO, D L; CORSO, M ‘A Psicanálise na Terra do Nunca’, Penso, 2011.

Psicologia e Cinema: 215 filmes para quem ama Psicologia.

Wikipedia.org

Views All Time
Views All Time
4476
Views Today
Views Today
2

Comentários

comments